segunda-feira, 24 de maio de 2010

. Isto é arte?



"O facto de terem emergido novas formas de arte, tais como o cinema e a fotografia, e de galerias de arte terem exibido coisas como um monte de tijolos ou uma pilha de caixas de cartão, forçou-nos a reflectir acerca dos limites do nosso conceito de arte. É óbvio que a arte tem tido significados diferentes em culturas diferentes e em épocas diferentes: tem servido fins rituais e religiosos, tem servido como diversão e tem dado corpo às crenças, medos e desejos mais importantes da cultura na qual é produzida. Dantes, o que contava como arte parecia estar mais claramente definido. No entanto, nos finais do século xx parece que chegámos a uma situação em que tudo e mais alguma coisa pode ser arte. Se isto é assim, o que fará que um certo objecto - um escrito ou uma peça musical -, e não outro, seja digno de se chamar arte?" (Nigel Warburton)

O que é a arte? Esta é a questão que será discutida no próximo dia 2 de Junho, na Biblioteca, às 10.00. Aparece e participa!

terça-feira, 11 de maio de 2010

. A Gama Barros na Padre Alberto Neto



No dia 5 de Maio, a Escola Secundária Padre Alberto Neto celebrou, pela segunda vez, o Dia H: Dia Humano e da Filosofia. A Ciência, o Poder e os Riscos, foi a ideia orientadora das actividades deste ano. A Gama Barros, a nossa escola, foi convidada a participar e fez-se representar da melhor maneira. Os alunos Flávia Brito, Inês Martins e Miguel Brântuas, alunos da professora Mónica Gutierres, encarregaram-se de garantir o sucesso reconhecido por todos. A Clonagem, a Manipulação Genética e o Ambiente, foram os assuntos de que falaram. Se estiveres interessado em saber que mais se passou nesse dia, consulta http://www.projectohumano.blogspot.com/ . Se quiseres ler as comunicações apresentadas pelos alunos da nossa escola, então terás de esperar pelo próximo número do Topo de Gama. Os alunos, os próprios e a cores, esses poderás vê-los já de seguida.

. Flávia Brito, Inês Martins e Miguel Mântuas no Dia H